RN EM FOCO

RIO GRANDE DO NORTE EM FOCO

RIO GRANDE DO NORTE EM FOCO
RIO GRANDE DO NORTE EM FOCO
Últimas Notícias
recent

Rio Grande do Norte registra em 2017 quase o dobro do número de homicídios da Paraíba



Do Portal Agora RN - Em menos de quatro meses, o Rio Grande do Norte já registrou 801 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). O dado, que indica o número de pessoas assassinadas em território potiguar até às 13h desta sexta-feira 28, é do Observatório da Violência Letal Intencional do RN (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado.
Segundo o levantamento, que mostra que só em Natal foram 218 assassinatos no período, a média de mortes é a maior da história do estado: 6,7 homicídios por dia.
O número é ainda mais assustador se considerarmos os índices da Paraíba, estado vizinho que tem maior população que o Rio Grande do Norte. São 3,9 milhões de habitantes na Paraíba contra 3,4 milhões no RN, segundo a estimativa do IBGE de 2016.
Na Paraíba, segundo dados oficiais divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, foram registrados 340 homicídios até o mês de março. Há registros ainda de que, no mês de abril, já morreram 86 pessoas em solo paraibano. Com isso, o número geral de pessoas assassinadas em 2017 é de 426. O Governo do Estado só divulga os dados finais trimestralmente.
NÚMEROS RUINS
No início do mês de abril, a ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal destacou que Natal é a cidade mais violenta do Brasil. Os dados, referentes ao ano de 2016, mostram que a capital do estado registrou 69,56 homicídios para cada 100 mil habitantes no período.
O Governo do Estado esclareceu depois que, ao efetuar o levantamento, a ONG levou em consideração dados de violência não só da capital do estado, mas também de cidades vizinhas, como as integrantes da Região Metropolitana de Natal.
OUTROS ESTADOS
Além do Rio Grande do Norte, outros estados da região Nordeste apresentam altos índices de violência.
Em Pernambuco, por exemplo, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Defesa Social, foram 1.522 homicídios registrados no primeiro trimestre do ano. O estado, todavia, tem 9,4 milhões de habitantes – praticamente três vezes a mais que o Rio Grande do Norte. Apenas em março, 548 crimes violentos ocorreram em solo pernambucano, o que representa uma média de 17,6 pessoas mortas diariamente. O número da violência do terceiro mês de 2017 é 38% maior do que o de março do ano passado, quando foram contabilizadas 395 mortes.
Os números de homicídios no Ceará também são alarmantes. Por lá, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, foram 976 ocorrências desta natureza. A média ultrapassa os 10 homicídios por dia. A população do Ceará é de 8,9 milhões de habitantes, mais que o dobro da população potiguar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.